Patrick Sheltra conquista o título da ARCA
Patrick Sheltra comemora o título da ARCA, em Rockingham

A etapa final da temporada 2010 da ARCA foi disputada em Rockingham, neste sábado, dia 9. Por ser a última prova da temporada, em um dos ovais mais tradicionais, a corrida atraiu alguns pilotos que não disputaram todas as etapas da categoria. Entre os inscritos estavam mais uma vez Ty Dillon (neto de Richard Childress), Chris Buescher (da Roush) e Max Gresham (da Joe Gibbs), além de Ryan Wilson (que venceu o prêmio do Richard Petty Experience), Steve Park (veterano da Nascar) e Kevin Swindell (destaque na Nascar East).

E foi justamente Swindell que marcou a pole-position para a corrida. Entre os três que chegaram à última prova com chances de serem campeões – Patrick Sheltra, Craig Goess e Tom Hessert – apenas Goess somou pontos de bônus na classificação, ao conquistar a terceira posição, diminuindo a diferença em relação a Sheltra para apenas cinco pontos.

Largando na frente, Swindell liderou as primeiras 52 voltas, mas foi superado nos boxes por Steve Arpin pouco depois do motor de Chad Hackenbracht ter se entregado. Sheltra relargou em segundo, mas antes mesmo de completar uma volta, já era o novo líder. Ainda na disputa, Justin Marks assumiu a primeira posição por algum tempo, antes de Sheltra retomar a ponta, onde permaneceu até as últimas voltas.

Tim George Jr, também da RCR, chamou a última bandeira da corrida quando faltavam apenas 41 voltas para o fim. Os líderes foram para os boxes e Sheltra manteve-se na frente, enquanto Ty Dillon saíra na segunda posição. Na relargada, o neto de Richard Childress atacou o líder do campeonato e passou a comandar a corrida.

 

Patrick Sheltra e Craig Goess
Patrick Sheltra e Craig Goess disputando o título da ARCA na pista

Tom Hessert chegou a andar na terceira posição, mas perdeu rendimento durante a corrida. Assim, Craig Goess ficou sendo o outro piloto que poderia conquistar o título, no momento, porém, ocupava apenas a décima posição. Com o rival mais atrás, Sheltra – que conquistara os bônus por liderar o maior número de voltas – diminuiu o ritmo nos últimos giros, sendo ultrapassado por uma série de pilotos.

Goess, por outro lado, conseguiu escalar rapidamente o pelotão e, nas últimas passagens, ambos os pilotos pasaram a duelar por posição. A batalha, porém, não tinha tanto significado já que Sheltra podia terminar até três posições atrás do adversário.

No final, Ty Dillon cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando a segunda vitória seguida na categoria. Kevin Swindell terminou em segundo, seguido por Chad Finley. Com o quarto lugar, Patrick Sheltra se tornou o campeão da ARCA na temporada 2010. Craig Goess terminou em quinto.

O campeonato terminou com Sheltra marcando 4965 pontos, contra 4945 de Goess. Tom Hessert não foi bem em Rockingham, finalizando três voltas atrás, e somou 4860 pontos na temporada. Depois vieram Frank Kimmel, Mikey Kile, Justin Marks, Dakoda Armstrong, Joey Coulter, Tim George Jr e Bryan Silas.

A temporada 2011 da categoria começa em Daytona, no mesmo final de semana que a Nascar realiza o Budweiser Shootout. A retrospectiva da temporada e como Patrick Sheltra chegou ao título inédito irá ao ar aqui no blog em algum momento da pré-temporada.