Dakoda Armstrong
Dakoda Armstrong comemora a vitória em Salem. O resultado da corrida mantém o campeonato indefinido

A ARCA chegou a Salem para a antepenúltima etapa do campeonato. Na tabela de pontos, três pilotos entraram no fim de semana na disputa pelo título: Craig Goess, Patrick Sheltra e Tom Hessert. Depois da etapa em Toledo, quando o mais importante para os pilotos foi trazer o carro inteiro – e só quatro tiveram sucesso – a expectativa era de uma corrida mais calma.

Craig Goess marcou a pole-position e foi o carro dominante desde o início da corrida deste sábado, dia 18. Uma vibração no carro, porém, obrigou o piloto a recolher para os boxes em uma parada não programada, fazendo a equipe perder alguns minutos para trabalhar no equipamento. O problema é que cada giro em Salem dura cerca de 17s a 20s, e Goess acabou voltando 12 voltas atrás, mesmo sem ficar muito tempo parado.

A corrida passou a ter Tom Hessert na liderança. O piloto da Penske-Cunningham só perdeu a primeira colocação nos boxes, na última parada da prova, justamente para Dakoda Armstrong, o companheiro de equipe. Armstrong resistiu à pressão de Joey Coulter até as voltas finais e venceu pela segunda vez na temporada. Coulter foi o segundo e Hessert o terceiro.

A vitória de Armstrong neste sábado pouco significou para o campeonato, já que o piloto continua com chances reduzidas de ser campeão. Por outro lado, o novo líder agora é Tom Hessert, que passou a somar 4300 pontos. Patrick Sheltra andou em quarto no trecho final da corrida, mas acabou perdendo duas posições no final, que lhe custaram dez pontos no campeonato. Com isso, soma 4290 e é o segundo na tabela.

Apesar do problema mecânico, Craig Goess conseguiu salvar um 13º lugar que o manteve com chances de ser campeão. Porém, o piloto que chegou a ocupar a liderança do campeonato depois de conquistar a pole-postion, caiu para terceiro com 4270. Frank Kimmel, com 4135, Armstrong, com 4130, e Mikey Kile, com 4125 ainda têm uma chance muito pequena de serem campeões.

A penúltima e decisiva etapa da ARCA será realizada no dia 30 de setembro, no Kansas, e terá a participação do brasileiro Miguel Paludo.