Romain Grosjean
Romain Grosjean está de olho em todas as oportunidades que o permitam retornar à F1

Romain Grosjean vem agarrando com unhas e dentes cada nova oportunidade de retornar à F1. O francês que substituiu Nelsinho Piquet na Renault foi um dos que caíram fora da categoria quando a montadora decidiu cortar drasticamente os investimentos feitos no campeonato.

Grosjean começou o ano no longínquo, mas remodelado FIA GT1. Para a surpresa do próprio piloto, os resultados apareceram logo na primeira etapa e o Ford GT da equipe Matech, que também contava com o alemão Thomas Mutsch, logo assumiu a liderança do campeonato.

Depois veio uma chance de guiar na DAMS pela AutoGP onde, mesmo disputando metade das corridas da temporada, pulou para o topo da tabela. Liderou após a penúltima corrida, mas perdeu uma posição ao final da última prova.

A DAMS e a Gravity – empresa de gerenciamento de pilotos que comprou grande parte das ações da Renault ao final de 2009 – ficaram fascinadas com o desempenho de Grosjean e logo lhe deram a chance de correr na GP2. Primeiro substituindo Jerome D’Ambrosio para que a equipe “achasse o rumo certo” e depois no lugar do lesionado Ho-Pin Tung.

Bem na verdade, Grosjean não foi brilhante na passagem pela GP2. Envolveu-se em dois acidentes com o campeão Pastor Maldonado e subiu duas vezes ao pódio.

Nick Heidfeld testando para a Pirelli
As chances de Heidfeld disputar a temporada 2011 da F1 aumentaram ao ser piloto de testes da Pirelli

As chances de o francês retornar à F1 pareciam remotas ao final da temporada, mas eis que Nick Heidfeld foi anunciado como novo piloto da Sauber, em substituição a Pedro de la Rosa, deixando o posto de piloto de testes da Pirelli livre.

Os italianos então convidaram Romain Grosjean para testar os pneus na próxima semana, em Monza. Se a máxima de que não haveria ninguém melhor que Heidfeld para as vagas restantes de 2011 devido ao conhecimento adquirido com os novos compostos, logo não a melhor opção agora é Grosejan. Como já disse em outro post, torço pela volta do francês, acho que ele foi chutado precocemente da categoria.