A F-BMW chega ao fim

Robin Frijns
A F-BMW termina com Robin Frijns sendo o campeão em uma virada sensacional

Neste domingo, dia 12, a F-BMW europeia realizou a última etapa, em Monza, na Itália. Antes de contar como foi e revelar quem foi o campeão, vou dar ênfase em uma frase aqui. Foi a última etapa. Acabou. Foram três temporadas do certame europeu, além de outras seis enquanto era disputado somente na Alemanha.

Desde a metade do ano, a montadora alemã já tinha revelado que não ia continuar com o investimento na categoria, iniciando um boato sobre uma possível GP4, com envolvimento da FIAT. É bom possível que isso aconteça, já que a F-Abarth – correspondente italiana – já realizou uma prova de exibição em Spa-Francorchamps, como prévia do campeonato europeu de 2011, que serviu como divulgação do campeonato.

Mas o assunto desse post não é 2011, é a atual temporada que terminou em Monza. Robin Frijns chegouà decisão sete pontos atrás do britânico Jack Harvey, que liderava o campeonato desde a primeira corrida. Harvey saiu na frente marcando as duas pole-positions para o final de semana, somando dois pontos, e ainda viu o rival conseguir apenas um sexto e um oitavo lugar.

Só que tudo mudou na primeira corrida. Harvey liderava, mas foi empurrado para fora por Javier Tarancón na disputa pela primeira posição. Frijns se aproveitou da situação, venceu a corrida e praticamente obrigou ao adversário torcer por um abandono para voltar a ter chances de ser campeão.

Na segunda corrida, Harvey venceu de ponta a ponta, mas o terceiro lugar de Robin Frijns foi o suficiente para garantir o título, conquistado em uma virada sensacional na Itália. O holandês se junta a um seleto grupo de pilotos que conquistou o campeonato europeu da F-BMW e pode se espelhar nos antecessores. Um deles, aliás, foi o assunto do post de ontem, sobre a conquista da GP3.

Na era europeia da F-BMW, foram três campeões. O mexicano Esteban Gutiérrez, em 2008, o brasileiro Felipe Nasr, ano passado e o holândes Robin Frijns na atual temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s