Helio Castroneves
Helio Castroneves na tradicional comemoração como Homem-Aranha

# Helio Castroneves venceu o Kentucky Indy 300. Essa foi a segunda vitória do brasileiro na atual temporada e 18ª na carreira.  Ed Carpenter terminou em segundo, seguido por Dan Wheldon, Tony Kanaan e Dario Franchitti.

Castroneves assumiu a liderança quando faltavam apenas cinco voltas para o final, já que todos os adversários foram obrigados a fazer um splash-and-go. O brasileiro estava em uma janela diferenciada de parada desde um problema logo no início da prova. Na corrida, houve sete mudanças de lideranças entre oito pilotos e a bandeira amarela apareceu duas vezes, durando 23 voltas.

# Helio Castroneves conquistou a 18ª vitória da carreira, segunda em 2010. O brasileiro conquistou a primeira vitória da carreira no Kentucky e pulou para a quarta colocação no campeonato, com 448 pontos. Essa foi a 44ª vitória da Penske na Indy, desde que o próprio Helio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2001.

# Ed Carpenter marcou a pole position para o Kentucky Indy 300, sendo a primeira pole na carreira do americano na Indy. Carpenter fazia apenas a terceira prova da temporada 2010. Essa também foi a primeira vez que a equipe Panther largou da posição de honra nos últimos dois anos.

# Danica Patrick, nona, foi a melhor piloto feminina da prova.

# Bertrand Baguette, décimo, foi o melhor dentre os candidatos a Rookie of The Year. Alex Lloyd lidera a disputa para novato do ano, com 236 pontos, contra 218 de De Silvestro.

# Os dez primeiros foram compostos por três americanos, dois brasileiros, dois britânicos, dois pilotos vindos da Oceania e um belga.

# No campeonato, Will Power soma 552 pontos, contra 535 de Dario Franchitti, 469 de Scott Dixon, 448 de Helio Castroneves, 418 de Ryan Briscoe e 404 de Ryan Hunter-Reay.

# A próxima etapa da Indy é no dia 18 de agosto, em Motegi, no Japão.