Pódio da Indy em Chicagoland
Dan Wheldon, Mr. Firestone, Dario Franchitti e Marco Andretti no pódio de Chicago

# Dario Franchitti venceu Peak Antifreeze & Motor Oil Indy 300, em Chicagoland, IL. Essa foi a terceira vitória do britânico na atual temporada e 16ª na carreira.  Dan Wheldon terminou em segundo, seguido por Marco Andretti, Ryan Hunter-Reay e Tony Kanaan.

Franchitti assumiu a primeira colocação ao só reabastecer na última parada nos boxes, saindo na frente. Ele ainda se aproveitou de uma estratégia errada da Penske que segurou Will Power por muito tempo. Na corrida, houve 25 mudanças de liderança entre 11 pilotos – ambos recordes na categoria – e a bandeira amarela foi acionada três vezes, durando 28 voltas.

# Dario Franchitti conquistou a 16ª vitória da carreira, terceira em 2010. Franchitti conquistou um importante resultado na briga pelo campeonato ao diminuir a diferença para Power para apenas 23 pontos, a mais apertada desse final de campeonato. Essa foi a 39ª vitória da Ganassi na Indy, desde que Juan Pablo Montoya venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2000.

# Ryan Briscoe marcou a pole position para a Honda Indy 200, sendo a 12ª pole da equipe Penske em 14 provas na temporada. Esta foi a terceira vez em 2010 e 11ª vez na carreira em que o australiano saiu da posição de honra. Esta também foi a terceira pole seguida de Briscoe em Chicagoland. O piloto da Penske está no sexto lugar entre os que mais largaram da primeira posição na história da Indy.

# Dan Wheldon, segundo, fez uma excelente prova chegando a liderar por 14 voltas, mas não foi capaz de alcançar Franchitti depois das paradas. Durante boa parte da corrida, a equipe Panther, que também contou com Ed Carpenter, teve dois carros entre os cinco primeiros. Este foi o melhor resultado de Wheldon na temporada, igualando o segundo posto obtido também em Indy. Aliás, este foi o primeiro pódio do britânico pela Panther – equipe que o revelou – fora do oval que dá nome à categoria. Este foi o quinto TOP 10 nas últimas dez provas.

# Marco Andretti foi o terceiro colocado na corrida, igualando o resultado obtido em Indy e no Texas. A Andretti Autosport mais uma vez mostrou força nos ovais ao colocar três carros entre os cinco primeiros. Este foi o terceiro pódio nas últimas dez provas.

# Ryan Hunter-Reay, quarto, fez uma ótima prova, chegando a liderar por duas voltas. O piloto da Andretti Autosport está disposto a acabar com o fato de ser conhecido pelo bom desempenho apenas nos circuitos mistos. Este foi o melhor resultado de Hunter-Reay em um oval na carreira. Este foi o nono TOP 10 nas últimas dez corridas.

# Tony Kanaan terminou em quinto para fechar o trio da Andretti Autosport. Kanaan havia vencido a última etapa em um oval em 2010, em Iowa. O brasileiro conquistou o quarto TOP 5 nas últimas dez provas.

# Danica Patrick, 14ª, foi a melhor piloto feminina da prova, em uma corrida que contou com outras quatro mulheres: Sarah Fisher (15ª), Milka Duno (19ª), Simona De Silvestro (23ª) e Bia Figueiredo (24ª).

# Simona De Silvestro também foi a melhor dentre os candidatos a Rookie of The Year. O britânico Alex Lloyd ainda lidera a disputa para novato do ano, com 187 pontos, contra 179 de De Silvestro.

# Com a participação de Davey Hamilton e de Ed Carpenter em Chicagoland, apenas três pilotos correram apenas em Indy na atual temporada: Townsend Bell, Sebastian Saavedra e Bruno Junqueira.

# Os dez primeiros foram compostos por três brasileiros, três americanos, três britânicos e um piloto vindo da Oceania.

# No campeonato, Will Power soma 528 pontos, contra 505 de Dario Franchitti, 443 de Scott Dixon, 406 de Ryan Briscoe, 398 de Helio Castroneves e 392 de Ryan Hunter-Reay.

# A próxima etapa da Indy é no dia 4 de setembro, no Kentucky.