Race Touareg 3
O novo Race Touareg 3 da Volkswagen, com o carro de fábrica ao fundo

A Volkswagen revelou o Race Touareg 3, a evolução do carro utilizado no bicampeonato do Rali Dakar, que será utilizado em 2011 na competição que novamente será disputada entre o Chile e a Argentina.

Além dos campeões Ginniel De Villiers e Carlos Sainz, os pilotos Mark Miller e Nasser Al-Attiyah serão os responsáveis por guiar essa máquina.Vale lembrar que na edição deste ano, o brasileiro Maurício Neves também competiu em um Touareg 2.

A principal mudança é a entrada de ar localizada no capô do carro para resfriar radiador, amortecedores e célula de combustível. Além disso, o Touareg sofreu mudanças aerodinâmicas.

O grande adversário da Volkswagen deve ser Stepháne Peterhansel, da BMW. O francês pode ser beneficiado por uma eventual falta de confiabilidade do RT3 para tentar vencer na América do Sul. Estrear um novo carro no Dakar não é sinônimo de sucesso. O próprio Peterhansel sofreu quando a Mitsubishi estreou a Pajero Evo. Na ocasião, nenhum dos carros japoneses terminaram a competição e, no contexto da crise econômica, a montadora decidiu deixar de apoiar a competição.

Para que esse infortúnio não aconteça com a Volkswagen, os alemães testaram em Marrocos e na Espanha a distância equivalente a dois Dakar. Além disso, Sainz será responsável pelo shakedown do novo carro no tradicional Rali da Rota da Seda, em setembro.

Clicando aqui você pode ver outras imagens do novo Race Touareg 3.