O fã da GP2 já sabe que o carro da categoria irá mudar a partir da temporada 2011. Ele sabe também que o carro novo será semelhante ao da F1 para que os jovens pilotos possam se adaptar desde cedo ao que o campeonato principal exige.
Talvez o mesmo fã já tenha visto inúmeras fotos do novo modelo, que está sendo projetado pela Dallara (sempre ela). Coincidentemente, a fábrica italiana esteve na F1 na atual temporada construindo os carros da Hispania, que muitas vezes teve o desempenho comparado aos carros da GP2.
Pois bem, colocando o novo carro da categoria escola ao lado do monoposto da equipe novata percebemos que, salvo um ponto ou outro, eles são idênticos. É claro que os italianos se inspiraram na passagem pela F1 para desenvolver o novo modelo, mas daí fica uma dúvida: seria o novo carro da GP2 uma evolução do modelo da Hispania?
Imaginem se a ART, por exemplo, que disputou a 13ª vaga na F1, começa a fazer tempos similares ao dos novos times da temporada 2011. Eles poderiam pegar o carro da GP2, aproveitar que já está nas especificações da F1 e inscrever para um GP.
Ok, claro que eles não poderiam fazer isso. Mas esse post serve para uma coisa. Está provado de uma vez por todas que o carro que Bruno Senna, Karun Chandhok e Sakon Yamamoto pilotam na atual temporada, na realidade, é um carro da GP2. Mesmo que da temporada de 2011.