Esteban Guerrieri e Filip Salaquarda
Esteban Guerrieri e Filip Salaquarda, companheiros de ISR, comemoram a vitória em Brno, na casa da equipe

Quem acompanha a World Series by Renault, notou que na prova deste final de semana, dias 3 e 4 de julho na Hungria, havia apenas 22 carros. Faltava a novata ISR, equipe tcheca, sensação do campeonato com o bom desempenho do experiente argentino Esteban Guerrieri, que mesmo com uma corrida a menos, estava brigando pelo título.

Os dois Dallaras da equipe participaram do primeiro treino livre, inclusive Guerrieri esteve entre os ponteiros. Já na classificação, eles foram impedidos de ir à pista.

Entre as duas sessões, a ISR foi intimada a levar os carros novamente para a inspeção, onde rachaduras no carbono do assoalho dos carros foram encontradas. Segundo a direção da categoria, esse tipo de dano tem de ser obrigatoriamente avisado à Dallara para que a empresa italiana faça os reparos necessários.

A ISR teria de levar os carros até a sede da empresa italiana, fazer os reparos, retornar à Hungria e participar da classificação e da corrida. O que obviamente é impossível de fazer em pouco tempo. Resultado: Guerrieri e Filip Salaquarda, filho do dono da equipe, foram obrigados a apenas assistir às corridas.

Igor Salaquarda, dono do time [o IS de ISR], disse que há um preconceito da direção da World Series by Renault em relação aos times novos. Para piorar, apenas a equipe tcheca foi obrigada a refazer a medição, com Salaquarda alegando que as rachaduras são um problema comum às equipes que não usam chassi novos.

O dirigente ainda descartou qualquer hipótese de utilizar as rachaduras como uma forma de ganhar performance já que “o filho é um dos pilotos da equipe, e ele não colocaria a segurança do menino em risco para ganhar o campeonato”.

Os carros já foram enviados para a Dallara e antes da etapa em Hockenheimring, na Alemanha, serão inspecionados novamente. No campeonato, Guerrieri caiu para a quarta colocação, 39 pontos atrás do líder Mikhail Aleshin, e Filip Salaquarda estacionou nos 23 pontos e ocupa a 12ª colocação. Lembrando que um piloto pode somar até 30 pontos em um final de semana.