Colin Turkington no WTCC
Com o patrocínio do eBay, Colin Turkington está de volta às pistas

Nunca escrevi aqui sobre o WTCC. Para compensar, neste domingo, dia 4, a categoria chega ao autódromo de Portimão, no Algarve para o quinto round da temporada 2010. Apesar de o terceiro lugar do brasileiro Augusto Farfus na classificação e da pole position de Tiago Monteiro, piloto da casa, o motivo desse post é outro: Colin Turkington.

Colin Turkington é norte-irlandês e disputou o campeonato britânico de carros de turismo (BTCC) nos últimos anos. Competindo pelo Team RAC, que também é conhecido como West Surrey Racing – a mesma equipe de Ayrton Senna e Rubens Barrichello na F3 – Turkington conquistou três títulos entre os independentes, isto é, sem o apoio ($) das fábricas.

Mas o grand finale veio em 2009, quando o piloto se tornou a primeira pessoa vinda da Irlanda do Norte a vencer o BTCC. Turkington não só venceu o campeonato dos independentes como também triunfou na temporada regular. Desde Matt Neal, em 2006, quando as montadoras passaram a investir pesadamente na categoria (e depois a deixaram), um piloto privado não triunfava.

Com o título, os patrocinadores buscaram Turkington, que pôde defender a conquista, certo? É, não foi bem isso o que aconteceu. A RAC diminuiu o investimento fazendo com que a West Surrey fosse obrigada a trocar os dois pilotos. O campeão deu lugar a Rob Collard, que além de ser um piloto rápido, ainda trouxe grana para o time. Na segunda vaga, o jovem Stephen Jelley deu lugar a um dos diretores de um dos outros patrocinadores da equipe.

Como Turkington ficou até o final da pré-temporada em busca de algum investidor que lhe garantisse a possibilidade de defender o título, ele acabou ficando de fora do campeonato, já que as demais grandes equipes já tinham definido os pilotos.

Aliás, o norte-irlândes ficou fora de qualquer campeonato, passando a ver as corridas em 2010 pela TV. Só que, aos poucos, a equipe West Surrey conseguiu alguns bons acordos até fechar com o website eBay, que faz o intermédio de compras e vendas entre os usuários.

Com o dinheiro do eBay, Turkington e a WSR anunciaram que vão participar de três rounds do WTCC: esse final de semana em Portimão e nas etapas seguintes de Brands Hatch e de Brno.

No Algarve, na (re)estreia de piloto e equipe no mundial de carros de turismo, Turkington mostrou o talento que lhe rendeu os títulos na Inglaterra, classificou-se em 10º, sendo o melhor entre os independentes, colocando quase meio segundo no rival mais próximo.

UPDATE: Turkington conseguiu um 12º e um 11º lugares na etapa de Portimão, sem somar pontos no campeonato. Já entre os independentes, apesar da pole position, o britânico chegou em quarto na primeira corrida (atrás de Sérgio Hernandez, Darryl O’Young e Kristian Poulsen) e em segundo na prova final, superado apenas por O’Young.