Largada da F2000 em Mosport
Victor Carbone lidera o pelotão na largada da segunda prova em Mosport

Nesses últimos dias acabei deixando de lado a F2000 Championship Series. Apesar de não ter falado sobre, a categoria competiu nos dias 12 e 13 de junho, em Mosport no Canadá, valendo pelo terceiro dos sete rounds da temporada.

Como sempre, o Brasil esteve representado por Victor Carbone e Fábio Orsolon, companheiros na equipe Alegra. Victor, inclusive, chegou ao Canadá como líder do campeonato após vencer ambas as corridas de Road Atlanta. Já o objetivo de Fábio era se recuperar no campeonato.

Para a primeira corrida, o pole position, fazendo a alegria do público local, foi o canadense Remy Audette. Os brasileiros vieram logo atrás, com Carbone fechando a primeira fila e Orsolon em seguida. Os carros alinharam para a prova com pneus slicks, mas instantes antes da bandeira verde o tempo fechou, obrigando os mecânicos a mudarem os compostos na pressa. Melhor para Audette, que largou na frente e tinha melhor visibilidade.

Carbone largou muito mal e perdeu várias posições, situação semelhante a que passou o rival Cole Morgan, vice-líder do campeonato. No entanto, o americano se manteve a frente do brasileiro. Enquanto isso, Orsolon fazia boa prova até bater forte no fim do traçado. No fim, Audette fez valer a vantagem de ter tráfego nem spray e conseguiu a vitória de ponta a ponta, seguido pelo novato Phil Lombardi, por Morgan e por Carbone.

A corrida do domingo começou com uma má-notícia para os brasucas: o carro de Fábio Orsolon não foi consertado a tempo e apenas Victor Carbone ia largar pela equipe Alegra. Se valesse de consolação, Carbone era o pole.

Ao contrário do sábado, quando a chuva deixou a corrida mais emocionante, o domingo era de tempo bom. Assim, Carbone não teve problemas na largada, apesar disso o brasileiro precisou segurar os ataques de Cole Morgan, aniversariante do dia e que completava 22 anos.

O brasileiro rapidamente se livrou do rival e seguiu tranquilo rumo a quarta vitória em seis provas na temporada. Morgan terminou em segundo, seguido por Remy Audette e Tim Minor.

Com os resultados, Victor Carbone se mantém na liderança do campeonato, com 281 pontos. Morgan, que busca o segundo título da carreira, aparece em segundo, com 203, seguido por Lombardi, com 166, e Audette com 165. Fábio Orsolon somou apenas um ponto (de 110 possíveis) na etapa canadense e caiu para sétimo, com 121.

A próxima etapa da F2000 Championship Series é nos dias 3 e 4 de julho, em Watkins Glen.