Indy Fast Facts – Texas

Ryan Briscoe comemora a vitória no Texas
Ryan Briscoe comemora a vitória no Texas, a primeira na temporada

# Ryan Briscoe venceu a Firestone 550, em Fort Worth no Texas. Essa foi a primeira vitória do australiano na atual temporada e sexta na carreira. Danica Patrick terminou em segundo, seguido por Marco Andretti, Scott Dixon e Dario Franchitti. Briscoe aproveitou a estratégia diferenciada nos boxes para assumir a liderança pouco antes da volta 200, após um início de corrida dominado por Franchitti.

A corrida foi marcada pelo acidente de Simona de Silvestro, que foi retirada das chamas do carro por fiscais desesperados, dando um contorno maior de drama ao que a situação pedia. Outro acidente tirou os favoritos Hélio Castroneves e Mario Moraes, quando ambos se tocaram. Na corrida, houve dez mudanças de liderança entre sete pilotos e a bandeira amarela foi acionada quatro vezes, durando 36 voltas.

# Ryan Briscoe conquistou a sexta vitória da carreira, primeira em 2010. O piloto da Penske quebrou uma seca de triunfos que durava desde a etapa de Chicagoland em 2009. As últimas três vitórias de Briscoe foram em ovais. O piloto da Penske ainda venceu em Surfers Paradise, mas a corrida não valia pontos para o campeonato da Indy.

Briscoe é o nono piloto que mais venceu provas na história da Indy, com seis triunfos. Com a vitória, o australiano se recuperou do acidente em Indianápolis e pulou para a quinta colocação no campeonato com 208 pontos, 38 atrás do líder. Essa foi a 40ª vitória da Penske na Indy, desde que Hélio Castroneves conquistou as 500 milhas de Indianápolis em 2001.

# Briscoe também marcou a pole position para Firestone 550, continuando uma sequência de seis pole positions seguidas da equipe Penske. Esta foi a segunda vez em 2010 e décima vez na carreira em que o australiano saiu da posição de honra. É o sexto maior pole da história, ao superar Tony Kanaan, Tony Stewart e Billy Boat.

# Danica Patrick terminou em segundo lugar, ao acompanhar Briscoe na estratégia de ficar na pista enquanto os adversários foram aos boxes. Esse foi o melhor resultado de Danica desde a vitória em Motegi em 2008, também foi o segundo pódio desde então. Este foi o quarto TOP 10 nas útlimas dez provas.

# Marco Andretti foi o terceiro colocado, se recuperando de uma má posição de largada. Este foi o segundo pódio seguido de Marco. Com os resultados, ele já é o nono na classificação. Este foi o quarto TOP 10 nas últimas dez provas.

# Scott Dixon, quarto, continua fazendo corridas sólidas, mas sem brigar pela vitória. O neozelandês marcou o quinto TOP 5 seguido e já é o terceiro colocado na classificação, apenas 11 pontos atrás do líder.

# Dario Franchitti terminou em quinto após dominar toda a parte inicial da corrida. O carro da Ganassi perdeu potência nas voltas finais, obrigando o escocês a ir aos boxes. Ele ainda se recuperou, terminou em quinto e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato com 246 pontos.

# Will Power terminou em 14º e perdeu a liderança do campeonato para Franchitti. O australiano está apenas três pontos atrás.

# Danica Patrick, segundo lugar, foi a melhor mulher da prova e conseguiu o melhor resultado de uma piloto em 2010.

# Alex Lloyd foi o melhor dentre os candidatos a Rookie of The Year, chegando na oitava posição. Com os dois bons resultados seguidos – foi quarto em Indy – Lloyd é o melhor dentre os novatos na tabela de classificação: é 16º com 119 pontos.

# Os dez primeiros foram compostos por três britânicos, três americanos, dois pilotos vindos da Oceania e dois brasileiros.

# A próxima etapa da Indy é dia 20 de junho, em Iowa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s