Dario Franchitti comemora a vitória na Indy 500
Ashley Judd (esposa do piloto), Dario Franchitti e Chip Ganassi beijam a mística faixa de tijolos

# Dario Franchitti venceu a 94th Indianapolis 500, em Indianápolis. Essa foi a primeira vitória do bicampeão na atual temporada 14ª na carreira. Dan Wheldon terminou em segundo, seguido por Marco Andretti, Alex Lloyd e Scott Dixon. Franchitti dominou a maior parte da corrida ao liderar 155 voltas, mas assumiu a liderança apenas quando Justin Wilson, Mike Conway, Graham Rahal e Hélio Castroneves foram obrigados a fazer um splash-and-go. A corrida teve 13 mudanças de liderança entre oito pilotos e a bandeira amarela apareceu nove vezes, durando 44 voltas.

Ainda assim Franchitti também ficou sem gasolina na última volta, mas conquistou a vitória graças a bandeira amarela ter sido acionada por conta do acidente de Mike Conway e Ryan Hunter-Reay. Apesar do inglês ter voado, partido o carro ao meio no alambrado e ido direto para o hospital, ele está bem e teve apenas algumas fraturas.

# Dario Franchitti conquistou a 15ª vitória da carreira, primeira em 2010. O bicampeão quebrou uma seca de triunfos que durava desde o final do campeonato de 2009, em Homestead-Miami. Essa foi a segunda vez que Franchitti recebe o leite dos vencedores em Indianápolis.

Dario Franchitti é o quinto piloto que mais venceu provas na história da Indy, com 14 triunfos. Com o resultado de hoje, o britânico assumiu a vice-liderança do campeonato, com 216 pontos, 11 a menos que o líder Will Power. Essa foi a 36ª vitória da Chip Ganassi na Indy, desde que Juan Pablo Montoya conquistou as 500 milhas de Indianápolis em 2000.

# Hélio Castroneves marcou a pole position para a 94th Indianapolis 500, continuando uma sequência de cinco pole positions seguidas da equipe Penske. Esta foi a primeira vez em 2010 e 29ª vez na carreira que o brasileiro saiu da posição de honra. Ele é o piloto que mais conquistou poles na história da Indy. Essa foi a quarta vez que ele largou na frente em Indianápolis.

# Dan Wheldon terminou em segundo lugar, mas se aproximava perigosamente de Franchitti quando a bandeira amarela foi acionada no final. Esse foi o melhor resultado de Wheldon desde a edição passada da Indy500, quando ele também chegou em segundo. Este foi o quarto TOP 10 nas útlimas dez provas.

# Marco Andretti foi o terceiro colocado, mas, apesar de ter andado rápido durante todo o dia, em momento algum foi um competidor pela vitória. Este foi o terceiro pódio de Marco em Indianápolis e o primeiro desde a etapa de Kentucky, em 2008. Este foi o terceiro TOP 10 nas últimas dez provas.

# Alex Lloyd, quarto, foi a grande surpresa da prova, conquistando o melhor resultado da carreira e o melhor da equipe Dale Coyne, em Indianápolis. Anteriormente, o piloto registrara um 13º lugar – justamente na última edição das 500 milhas – como melhor resultado.

# Scott Dixon foi o quinto colocado, mas em momento algum foi um candidato pela vitória. O neozelandês teve problemas em um pit-stop quando ficou sem uma das rodas e foi obrigado a voltar ao pitlane para cumprir uma punição.

# Will Power terminou em oitavo, mas ainda lidera o campeonato com 227 pontos.

# Seis pilotos fizeram a primeira largada de 2010: Thomas Sheckter (15º), Townsend Bell (16º), Ed Carpenter (17º), Sebastian Saavedra (23º), Bruno Junqueira (32º) e Davey Hamilton (32º). Sendo que Saavedra estreou na categoria, Carpenter fez a 100ª largada e Bruno Junqueira bateu o recorde de permanência mínima em um carro fazendo apenas o Bump Day, o Carburation Day e sete voltas da prova.

# Danica Patrick, sexta, foi a melhor mulher da prova. Conquistando o melhor resultado de uma piloto em 2010.

# Alex Lloyd foi o melhor dentre os candidatos a Rookie of The Year, chegando na quarta posição. MAS, Mario Romancini, 13º, venceu a disputa pelo ‘Indy500 Rookie of The Year’, já que Lloyd já correra essa prova em outras duas oportunidades.

# Os dez primeiros foram compostos por quatro britânicos, dois pilotos vindos da Oceania, dois americanos , um canadense e um brasileiro.

# A próxima etapa da Indy é dia 5 de junho, no Texas.