Largada da Fórmula Nippon
Largada da Fórmula Nippon: JP de Oliveira manteve a liderança no carro prateado

João Paulo de Oliveira vem fazendo história no Japão. Logo lá, do outro lado do mundo, onde as cores verde e amarela são tão queridas no automobilismo. Esse paulista de 28 anos voltou a correr de Fórmula Nippon em 2010 e, após duas provas, é líder do campeonato.

Na primeira corrida, em Suzuka, JP, como é conhecido por lá, chegou em segundo lugar, atrás apenas do japonês Takashi Kogure. Neste domingo, dia 23, o brasileiro largou da pole position em Twin Ring Motegi, não deu chances aos rivais e conquistou a vitória. Beneficiado pelo sexto lugar de Kogure, assumiu a primeira colocação na tabela de classificação, com 19 pontos, cinco a mais que o adversário. O alemão André Lotterer é o terceiro, com doze pontos, após terminar na terceira colocação as duas corridas.

Enquanto vibra pelo bom desempenho no Japão, JP trava uma guerra desleal com a imprensa brasileira. Ele é praticamente ignorado por qualquer grande veículo de comunicação. Em desabafos pessoais no twitter, ele credita esse abandono ao fato de, por opção, “não trabalhar com um assessor de comunicação que manda os releases prontos”.

O brasileiro volta às pistas no dia 20 de junho, em Sepang, quando vai competir pela SuperGT, à bordo do Nissan GT-R da Kondo Racing. JP de Oliveira venceu a prova malaia em 2007 e 2008, o que o credencia como um dos favoritos. Tão duro quanto superar os adversários, será ver o próprio nome em manchetes por aí.

Não tema JP, o World of Motorsport estará aqui para lembrar a todos o que os bons pilotos brasileiros encaram por aí.