Final da prova em Iowa
Depois de 200 voltas, Max Gresham venceu Ty Dillon por uma diferença mínima

A Nascar K&N Pro Series – categoria de acesso a Sprint Cup – é dividida em East e West Series. Esta separação acontece por uma questão de custos. Pilotos nascidos na Costa Leste costumam correr na East, enquanto os da Costa Oeste, na West. Duas vezes por ano eles se encontram: em janeiro, no Toyota AllStar Showdown, em Irwindale, e em maio, em Iowa, valendo pontos para ambos os campeonatos. O evento de 2010 aconteceu neste domingo, dia 23.

A corrida de Iowa é a mais esperada do ano. Ao todo, 49 pilotos tentaram a classificação para a prova, cujos últimos vencedores foram nada menos que Joey Logano, Brian Ickler e Kyle Busch. Entre os inscritos está o brasileiro Miguel Paluo, que compete na East Series. Ah sim, todos os vencedores vieram do leste.

Paludo não começou bem o final de semana pois foi apenas o 35º no primeiro treino livre. Melhorou no segundo ao andar em 21º e conseguiu uma ótima 13ª colocação na qualificação. David Mayhew, do Oeste, foi o pole position, seguido por Cole Whitt, Ryan Truex, Eddie MacDonald e Darrel Wallace Jr.

Mayhew queria quebrar a hegemonia do Leste e manteve a liderança na largada. O piloto estava em um ritmo muito forte e rapidamente abria distância para os rivais. Truex ganhou a segunda posição de Whiit e Gresham, no carro vencedor de 2009, era o quarto.

A bandeira amarela apareceu pela primeira vez na volta 14, quando Zach Germain, companheiro de Miguel Paludo, rodou na curva 2. Outro piloto foi acertado e abandonou. A relargada aconteceu na passagem de número 22 e novamente a segunda curva foi motivo de acidente: seis carros fora incluindo Paulie Harraka.

Mayhew e Truex passaram a brigar pela liderança conforme os retardatários iam aparecendo. Na volta 74, o atual campeão da East Series assumiu a liderança por poucos segundos, mas logo acima da linha de chegada. O suficiente para ser considerado o líder assim que a corrida foi interrompida por outro acidente.

Os ponteiros foram para os boxes, e Newberry era o novo líder, seguido por Whitt, Kevin Swindell e Jonathan Gomez. Paludo era oitavo, Mayhew, nono e Truex, 12º. Whitt, piloto da Red Bull, assumiu a liderança e era seguido por Greg Pursley e David Mayhew, ambos do Oeste.

Para sorte de Mayhew, Pursely bateu na curva 2, na volta128, e Whitt parou o carro com problemas mecânicos onze voltas depois. O piloto do Oeste não aproveitou a chance e foi para os boxes, dando lugar aos meninos do Leste na briga pela liderança. Brett Moffit era o primeiro, seguido por Corey LaJoie, Truex e Gresham.

As posições permaneceram assim até a volta 180, quando Mackenna Bell teve o pneu furado. Na relargada, a dupla da Joe Gibbs, Moffitt e Gresham, pularam na frente. Truex era terceiro, seguido por Mayhew e Ty Dillon, neto de Richard Childress.

Mayhew perdeu posição para Dillon quase ao mesmo tempo em que Max Gresham assumia a liderança. Brett Moffitt não conseguiu controlar o carro e rodou na curva 2 (sempre nela) ao brigar com LaJoei pela segunda colocação.

Última volta em Iowa: resultado imprevisível
Corey LaJoei, Max Gresham e Ty Dillon abriram a última volta da corrida lado a lado. Qualquer um poderia ganhar

Na relargada, Gresham, LaJoei e Dillon brigavam pela primeira posição. Os três abriram a última volta lado a lado. LaJoei não conseguiu manter o ritmo dos rivais e, no fim, Max Gresham venceu a segunda seguida por uma vantagem de 15cm para Ty Dillon. Darrel Wallace Jr foi o terceiro, seguido por Corey LaJoei e David Mayhew. Ryan Truex, Eddie MacDonald, Jonathan Gomez, Kevin Swindell e Eric Holmes completaram os dez primeiros. Todos menos Mayhew, Gomez e Holmes defendiam o Leste, que manteve a hegemonia na curta pista de Iowa.

UPDATE: O brasileiro Miguel Paludo fez uma boa prova terminando na 19ª posição, logo atrás de Matt Kobyluck, campeão de 2008 da East Series, e Sergio Pena, destaque da prova de Irwindale, em janeiro. Resultado excelente para quem fez apenas a segunda prova da carreira em um oval.

No campeonato do Leste, Max Gresham é o líder com 469 pontos, seguido por Truex (456 pontos), Darrel Wallace Jr (453), Cole Whitt (447), Ryan Gifford (435), DJ Shaw (431) e Ty Dillon (418). Paludo é o 24º, com 251 pontos, lembrando que ele não competiu na abertura do campeonato. David Mayhew é o líder no Oeste.

A próxima prova da East Series é dia 6 de junho, em Martinsville.