Fabio Leimer em Mônaco
Vencedor em Barcelona, o suíço Fabio Leimer não teve a mesma sorte no principado

A Fórmula 1 não foi a única categoria a competir neste final de semana entre 14 e 16 de maio. Como já é costume, o World of Motorsport faz um resumo do desempenho dos brasileiros e das principais categorias ao redor do mundo.

GP2- A categoria preliminar da F1 abriu o final de semana correndo na manhã de sexta em Mônaco. E, como toda prova no principado, pode ser resumida em alguns lances. Primeiro, na largada, o pole Dani Clos deixou o mexicano Sergio Pérez e o venezuelano Pastor Maldonado passarem; mais atrás, Max Chilton acertou Adrian Zaugg e, para desespero de Tiago Monteiro, Fabio Leimer abandonou com a outra Ocean.

Entre os ponteiros, nenhuma mudança. Apenas Jules Bianchi pulando para quarto ao se aproveitar da entrada do Safety Car, que foi chamado pelo acidente de Ho Pin Tung. Pérez venceu, seguido de Maldonado, Clos, Bianchi, Alberto Valério, Giedo van der Garde, Luiz Razia e Jerome D’Ambrosio.

Na segunda corrida, van der Garde passou Razia na largada e pressionou D’Ambrosio até o fim. No meio do caminho, Clos e Valério deram adeus à prova enquanto Maldonado e outros seis pilotos foram punidos por queimar a largada ou cortar a chincane. Razia ainda perdeu posições para Bianchi e Johnny Ceccotto Jr, terminando em quinto. O baiano é o único piloto que pontuou em todas as corridas.

No campeonato, Sergio Pérez é o líder com 17 pontos, seguido por Clos e Maldonado com 15. Luiz Razia aparece em quarto, com 11, empatado com Jules Bianchi. Charles Pic, que venceu em Barcelona, continua com 10 pontos e é sexto. A próxima rodada é dia 29 de maio, em Instanbul, na Turquia.

Daniel Ricciardo em Mônaco
Daniel Ricciardo venceu a primeira na WSR

World Series by Renault – A WSR também correu em Mônaco. Ao contrário da GP2, fizeram apenas uma prova, vencida pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull. O russo Mikhail Aleshin, líder do campeonato, chegou em segundo, seguido por Albert Costa, atual campeão europeu de Fórmula Renault. Brendon Hartley e Stefano Coletti, que corria em casa, completaram os cinco primeiros. O americano Alexander Rossi, que estreava pela ISR, abandonou.

No campeonato, Aleshin ainda é o líder com 50 pontos, seguido por Ricciardo, com 43, e Sten Pentus, com 32. Coletti (26 pontos), Costa (26), Daniel Zampieri (24) e Hartley (23) completam o pelotão da frente.

Bruno Andrade capotou em Brasília pela F3 Sudam
Bruno Andrade deu um susto em todos ao capotar na segunda prova da F3 Sudam

Fórmula 3 Sudamericana – O campeonato começou a temporada 2010 em Brasília. Na primeira corrida, o paulista Bruno Andrade estragou a festa dos pilotos da casa e subiu no lugar mais alto do pódio. Os brasilienses Lucas Foresti e Yann Cunha chegaram logo em seguida. Na Classe B, vitória de Fernando Kid Resende.

Na segunda prova, o grid foi invertido. Leonardo de Souza foi o pole e dominou grande parte da corrida, mas o experiente piloto foi superado por Lucas Foresti, que corria em casa. A F3 foi a quarta categoria diferente em que Lucas competiu em 2010 – as outras foram a Toyota Racing Series, a F3 Inglesa e a GP3 – e subiu ao pódio em todas, menos no certame britânico. A corrida foi marcada pelo acidente entre Yann Cunha e Bruno Andrade, que capotou. No final, Yann foi desclassificado por manobra perigosa. Leonardo de Souza e Lu Boesel completaram o pódio.

A última prova novamente teve Bruno Andrade na pole, mas não partiu bem. Perdeu posições para Foresti e Cunha e teve que fazer uma prova de recuperação. Quando era segundo, tentou passar o companheiro de equipe, mas errou a freada e caiu para sexto. Lucas venceu de novo, seguido pelo surpreendente Nilton Molina e por Yann. Fernando Kid Resende venceu as três do dia na categoria B, chamada de Light.

Endurance – O último brasileiro vitorioso do final de semana foi Augusto Farfus. O piloto da BMW no WTCC competiu pela montadora alemã nas 24 horas de Nurburgring e saiu-se vencedor ao lado de Pedro Lamy, Uwe Alzen e Jorg Muller. O grupo assumiu a liderança da prova após uma quebra do Porsche de Jorg Bergmeister.

Fórmula Superleague – Para completar o final de semana, o Anderletch, com Davide Rigon, venceu a etapa de Assen da Fórmula Superleague. O Flamengo terminou em segundo na primeira corrida, mas foi o sexto na decisão. Mesmo assim, o bólido rubro-negro, com o francês Franck Perera, é o terceiro no campeonato. O Corinthians, com Robert Doornbos, decepcionou e é apenas 14º.