Brasileiros por aí

Luca Filippi venceu a abertura da AutoGP
Após ter o nome ventilado na F1, o italiano Luca Filippi venceu a abertura da AutoGp

Mesmo sem F1 e sem Indy, o final de semana foi agitado para os brasileiros que competem na Europa. A Fórmula Abarth, a F3 Italiana e a Auto GP deram o pontapé de partida para a temporada 2010, já a Fórmula Renault UK teve o segundo round realizado.

Com três brasileiros, a Fórmula Abarth, que é apoiada pela FIAT, começou em Misano, com vitória de Raffaele Marciello, que faz parte do Ferrari Driver Academy. O brasileiro Victor Guerin se recuperou após largar na última fila, chegando em 13º, uma posição atrás do compatriota Francisco Weiler. Zeca Feffer abandonou na segunda volta.

Na prova do domingo, Guerin chegou em sexto, mas recebeu uma punição de 25’’ por conta de acidentes, caindo para a 16ª colocação. Zeca Feffer foi o 27º e Francisco Weiler abandonou. Coincidentemente, os três brasileiros foram punidos por ultrapassar em bandeira amarela. O vencedor foi Zoel Amberg, da Jenzer. No campeonato, Marciello lidera, seguido por Amberg e pelo russo Maxim Zimin.

Stephane Richelmi venceu na F3 Italiana
Stephane Richelmi venceu a segunda prova da F3 Italiana

Ainda em Misano, a Fórmula 3 Italiana teve dado o início da temporada 2010. Debaixo de muita chuva, Andrea Caldarelli venceu a primeira prova, seguido pelo suíço Cristopher Zanella, que largara na pole, e pelo brasileiro César Ramos. Os três competiram na F3 Euroseries em 2009. Na segunda prova, vitória do monegasco Stephane Richelmi, com o francês Tom Dillman em segundo e novamente César no pódio. Caldarelli lidera o campeonato, seguido por Zanela e Dillman. O brasileiro vem em quarto, sete pontos atrás do líder.

André Negrão, que compete na Fórmula Renault européia, disputou o segundo round da Fórmula Renault do norte da Europa. O brasileiro se deu bem, conquistando um terceiro e um quinto lugar. Kevin Korjus repetiu o feito do certame europeu e venceu ambas as provas. Ludwig Ghidi, único entre os primeiros que disputa exclusivamente este campeonato, é o líder.

Ainda falando em Fórmula Renault, agora na Inglaterra. Vitória para Tamas Pal Kiss e para Henry Tincknell. Os brasileiros não foram bem. Victor Corrêa chegou em 12º e em 19º, entre 20 carros, enquanto Fábio Gamberini foi 19º e 16º e continua na lanterna do campeonato.

A AutoGP começou o campeonato com vitória de Luca Fillipi em um pódio formado por pilotos italianos já que Edoardo Piscopo e Fabio Onidi chegaram em segundo e terceiro. O brasileiro Carlos Iaconelli, chamado de última hora para correr, bateu ao disputar a sétima posição com Giorgio Pantano. Os dois abandonaram. Na segunda prova, Vladimir Arabadzhiev foi o vencedor, seguido por Adrian Zaugg e Piscopo, que lidera o campeonato ao lado de Fillipi. Iaconelli foi oitavo, após largar em último.

Para encerrar o final de semana brasileiro, os kartistas disputaram a segunda etapa da Seletiva Petrobrás. Em Brasília, os pilotos do centro-oeste levaram a melhor. Felipe Fraga, do Tocantins (que faz parte do campeonato de kart do Centro-Oeste embora esteja na região Norte), foi o vencedor, enquanto João Camara, do Goiás, assegurou a outra vaga para a final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s