Esforço recompensado

Dakoda Armstrong vence em Talladega
Dakoda Armstrong lutou a corrida toda e venceu em Talladega pela primeira vez na carreira

A quinta etapa da ARCA foi realizada nesta sexta-feira, dia 23, como preliminar da Nascar em Talladega. Foi uma típica prova de categorias menores em super-ovais, com os carros andando a maior parte do tempo em fila indiana. No final, primeira vitória de Dakoda Armstrong, da Cunningham-Penske, na carreira.

Largando na pole, Dakoda teve de enfrentar nos últimos dias os ataques dos críticos quanto ao desempenho. Afinal, os dois últimos pilotos da Penske na ARCA terminaram a temporada como campeão (Justin Allgaier em 2008), ou vice (Parker Kligerman em 2009, conseguindo a marca de nove vitórias). Antes da corrida, o piloto do carro número 22 era apenas o 11º no campeonato.

O piloto da Penske se manteve na liderança já que os todos preferiram andar em fila única durante o início da prova. Típicos em Talladega, houve apenas dois acidentes. O primeiro foi com Robb Brent, ao estourar um pneu logo nas primeiras voltas. Depois foi a vez de Benny Chastain ir para a grama, rodar e atingir ao muro depois de atravessar a pista toda na frente dos adversários.

Na relargada após a segunda batida, melhor para Tim George Jr, da equipe de Richard Childress, que pulou na frente, seguido por Alex Kennedy, um dos destaques da prova. E novamente as posições ficaram estabilizadas por conta da fila.

Depois de algumas voltas os pilotos ficaram mais agressivos. Destaque para Patrick Sheltra, Alex Kennedy e Ricky Carmichael que sempre buscavam formar uma segunda fila. Com tantos carros lado-a-lado, logo veio o grande acidente, que atingiu os três citados além de Bill Baird, Sean Corr, Mark Thompson e James Buescher. Apenas Sheltra continuou na corrida.

Nos boxes, Grant Enfinger assumiu a liderança, seguido por Steve Arpin, Craig Goess e Joey Coulter. Salvo quando Armstrong, Tom Hessert e George abriam, os carros voltaram a ficar um atrás do outro até duas voltas para o final. Nesse momento a fila de fora se mostrou mais rápida pela primeira vez na corrida.

Grant Enfinger via a liderança ser ameaçada por Dakoda por fora, que recebia empurrões de Patrick Sheltra. O líder foi defender a posição, mas era tarde demais. A fila de baixo aproveitou o espaço aberto e Tom Hessert pulou na frente. Na curva 3, Armstrong e Sheltra já iam livres na frente enquanto Enfinger, Hessert e Arpin, sem ajuda, perdiam posições. O canadense ainda tocou em Joey Coulter quando tentava se recuperar, provocando rodada de ambos.

No final da prova, vitória de Dakoda Armstrong, seguido por Patrick Sheltra e por Tim George Jr, que espertamente empurrou o retardatário Brandon Mac até o final.  Craig Goess terminou em quanto, enquanto Mikey Kile foi o quinto. Grant Enfinger, Scott Stenzel, Tom Hessert, Justin Marks e Hal Martin completaram os dez primeiros.

No campeonato, Justin Marks recuperou a liderança, somando 1295 pontos. Steve Arpin vem logo atrás com 1275 e Patrick Sheltra é o terceiro com 1265. Tom Hessert é o quarto, seguido por Mikey Kile. Com a vitória, Dakoda Armstrong subiu para a décima posição, com 1085 pontos.

O final da prova acabou recompensando os pilotos que realmente tentaram sair da monotonia de filas indianas e sobreviveram aos acidentes. Mesmo sendo um novato, Dakoda Armstrong foi agressivo buscando as primeiras posições mesmo competindo contra Tom Hessert, companheiro de equipe.

Destaque também para Patrick Sheltra que tentou brigar por posições durante toda a corrida, mesmo após se envolver no grande acidente. Vale mencionar também o terceiro lugar de Tim George Jr, melhor posição da carreira. Neste sábado, dia 24, tanto Sheltra quanto Steve Arpin vão competir na prova da Nascar Nationwide Series.

A próxima etapa da ARCA presented by Remax & Menards é dia 23 de maio, em Toledo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s