Depois de quatro provas, ainda é cedo para avaliar se o novo método de pontuação da FIA resolve. Mas agora já temos um parâmetro para fazer a comparação entre o jeito de pontuar das duas últimas temporadas. As tabelas acima colocam o mundial no estilo de 2009 e as mudanças não são tão profundas.
Nico Rosberg cairia de segundo para quarto lugar, graças a um empate triplo com Fernando Alonso e Lewis Hamilton. O espanhol leva vantagem sobre ambos, pois já venceu uma prova em 2010, enquanto Lewis Hamilton tem um segundo lugar como melhor resultado, superando o terceiro posto obtido pelo alemão em duas oportunidades. Outra mudança é Robert Kubica a frente de Felipe Massa.
Em termos de pontos, a situação não muda. Button tem 10 pontos de vantagem para Rosberg e 20 para Kubica, sétimo colocado. Com a combinação certa de resultados, o polonês assume a liderança caso vença e o atual campeão não passe da oitava posição na Espanha. Na forma antiga, Massa, o sétimo, poderia permitir que o inglês chegasse em sétimo, na corrida, para pular na frente em caso de vitória.
Na forma de 2009, Button perde a liderança caso chegue em terceiro na Espanha e um dos três pilotos empatados na segunda posição vença a prova. Na maneira nova, o inglês continua líder caso apenas complete o pódio.
Para Mark Webber, o oitavo colocado e excluído do G4, a diferença para Button é de uma vitória e um quinto lugar em ambos os casos, embora na nova forma de pontuar a diferença pareça ainda maior.
Curiosamente, dois pilotos que pontuaram pela primeira vez na carreira em 2010, ainda não teriam conseguido na maneira antiga: Nico Hulkenberg e Jaime Alguersuari.
Outro ponto para a análise é o número de pilotos que pontuaram. Apenas dois se beneficiaram da expansão da zona de pontos. O número é praticamente o mesmo dos 14 que pontuaram em 2009 com as mesmas quatro etapas.
Bem na verdade, como já era esperado, a mudança de pontos não mudou nada. Salvo um ponto para cá e outro para lá em alguns casos. A grande diferença é o espaçamento na tabela de pontuações, afinal, com a maneira nova, a diferença de 10 pontos entre Jenson Button e Nico Rosberg parece maior do que realmente é.