Pista de Xangai
Reta e freada, freada e reta, curva inclinada. Isto é Xangai

A temporada de 2010 da F1 continua na quarta etapa, realizada na China, após o êxtase de duas boas provas. Situação atípica para a categoria. Mas nesse caso é explicável, já que a chuva esteve presente na corrida da Austrália e na classificação da Malásia. Para este final de semana, os torcedores podem se animar: a previsão é de chuva para algumas das atividades de pista.

O circuito de Xangai não é uma obra-prima dos traçados automobilísticos, porém tem algumas partes interessantes. Ok, tem um segmento decente apenas, que vai da curva 13 até a curva 3. Eu vou decompor todo esse trajeto apenas para encher o texto aqui. Opa! Não falo sério, mas é melhor a gente conhecer aos poucos a pista chinesa.

Esperamos 24 carros na largada, agora imagine todos eles chegando na curva 2 emparelhados, dividindo a freada. Pior, agora tem a curva 3 para o lado completamente oposto da anterior, então o carro que tinha mais ação passa a ter menos momento e vice-versa. Isso dá confusão e boas disputas. Daí a gente até pode ver alguns pegas entre as curvas 6 a 11, mas não são bons pontos de ultrapassagem.

Em seguida aparece a curva 13. O carro está a 85km/h e começa a subir o giro para enfrentar a grande reta. Quem tangenciar melhor – e aqui vale lembrar a conservação dos pneus – vai ter toda o trecho até a curva 14 para tentar a ultrapassagem. Nesse momento, os carros passam dos 310km/h. Depois um grampo, e os pilotos começam a acelerar. Passam pela 15, atacando a zebra e chegam na famosa curva 16.

A fama é devido à pequena inclinação no asfalto, mas suficiente para os carros não perderem tanta velocidade até a reta, onde voltam a acelerar. Cruzando a linha de chegada, já sabemos o que acontece: pilotos emparelham, vão freando na curva 2 e chegam na 3 que é pro lado oposto. E mais uma volta começa.

Agora que a pista está apresentada, vamos aos pilotos. Curiosamente, desde 2004, quando a China virou parada da F1, ninguém venceu duas vezes. Barrichello, Hamilton, Schumacher, Alonso e Vettel subiram no degrau mais alto do pódio. Já Massa, Button, Webber e Kubica esperam manter o tabu para este final de semana.

Se chover, é difícil tirar a vitória do alemão da Red Bull. Ano passado, com as mesmas condições climáticas adversas, Vettel derrotou a Brawn GP, que estava no auge. Hoje é a equipe austríaca que vive a melhor fase. O momento é bom também para a McLaren, pois Hamilton e Button tiveram boas atuações nas etapas passadas e, na China, o duto frontal da McLaren pode fazer a diferença.

A Ferrari deve apostar na consistência dos pilotos. Regularidade que já deu resultados afinal Massa é o líder do campeonato. Completando os líderes do campeonato, em situação de chuva, Schumacher e Kubica não podem ser descartados, embora o alemão ainda esteja devendo na atual temporada.

Entre as equipes do meio da tabela, a Force India aparece como a franca favorita, após boas atuações de Liuzzi, Sutil e Di Resta (este nos treinos) até agora. A Williams não existiu em Sepang, mesmo com Hulkenberg somando pontos. E é bom abrirem o olho por conta da rápida evolução de Alguersuari. Se a Red Bull fala em aberto que os pilotos da Toro Rosso e Webber estão ameaçados, o espanhol vem dando conta do recado ao contrário do companheiro Sebastien Buemi.

No grupo de trás, a decepção é a BMW Sauber. Enquanto os cinco dois seis carros estreantes cruzaram a linha de chegada na Malásia, salvo Glock que abandonou por conta de um acidente, os suíços não completaram nem dez voltas. Para piorar, das seis (cinco) largadas divididas entre Kobayashi e De La Rosa, apenas o espanhol viu a linha de chegada e em uma única ocasião. Desempenho só igualado pela Virgin.

Entre os brasileiros, Bruno Senna precisa reagir na briga com Chandhok. Tá certo que o carro é ruim, mas tomar tempo do indiano não é bom para a carreira. Barrichello ainda depende do equipamento para termos algum parâmetro. Já Lucas di Grassi e Felipe Massa parecem mais constantes que Glock e Alonso, mas mais lentos também.

Meu palpite é Vettel, Button e Massa nessa mesma ordem. E não vai chover.