Helio Castroneves comemora vitória em Barber
O curto alambrado da curva 9 de Barber viu a volta do "Spider Man"

# Hélio Castroneves venceu o Indy Grand Prix of Alabama Presented by Legacy Credit Union, de 2010. Foi a primeira vitória na atual temporada e 17ª na carreira. Scott Dixon terminou em segundo, seguido por Dario Franchitti, Will Power e Marco Andretti, que liderava até as voltas finais, mas foi forçado a fazer um stop and go, entregando a vitória para o brasileiro.

Esta foi a primeira prova no circuito de Barber, no Alabama, que é utilizado pela GrandAm, além de ser sede da mais famosa escola de pilotagem dos Estados Unidos. Na corrida, houve sete mudanças de liderança entre três pilotos e duas bandeiras amarelas, que duraram cinco voltas.

# Hélio Castroneves conquistou a 17ª vitória da carreira. Esta foi a primeira vitória desde a etapa do Texas, realizada em junho de 2009, há 13 corridas. O brasileiro também acabou com uma seca sem vitórias em circuitos mistos, que durava desde agosto de 2008, quando triunfou em Sonoma.

Castroneves é o terceiro piloto que mais venceu na história da Indy, com 17 vitórias. Está atrás apenas de Scott Dixon e Sam Hornish Jr. Com a conquista, Hélio pulou para a segunda colocação do campeonato, com 104 pontos. Essa foi a 39ª vitória da Penske na Indy, desde que o próprio brasileiro conquistou as 500 milhas de Indianápolis em 2001.

# Will Power marcou a pole position para o Indy Grand Prix of Alabama Presented by Legacy Credit Union. Foi a segunda vez em 2010 e quarta na carreira que o australiano largou na primeira posição. Está empatado em 15º entre os pilotos que mais conquistaram poles na história da Indy.

# Scott Dixon terminou em segundo lugar, se recuperando do acidente em St. Petersburgo. O bicampeão esteve em posição de vencer a prova, mas não conseguiu ultrapassar o piloto da Penske. Este foi o sexto pódio nas últimas dez provas.

# Dario Franchitti, terceiro, não foi um candidato à vitória em Barber, mas conseguiu voltar ao pódio após dois resultados adversos nas etapas anteriores. Este foi o quinto pódio nas últimas dez etapas.

# Will Power chegou na quarta colocação após largar na pole. Ao contrário das duas provas anteriores, o australiano não conseguiu ter um bom rendimento e foi prejudicado por ser obrigado a ir aos boxes tardiamente. Power lidera o campeonato com 136 pontos.

# Marco Andretti foi o quinto colocado, após liderar o maior número de voltas em Barber. O piloto da Andretti Autosport foi obrigado a fazer stop and go nas últimas voltas. Com o resultado, Marco se recuperou de dois péssimos resultados nas corridas anteriores. Este foi o quinto TOP 10 nas últimas dez provas.

# Danica Patrick, 19ª, foi a melhor mulher da prova. Já Simona de Silvestro estava brigando com Alex Tagliani pela 10ª colocação, quando rodou nas últimas passagens.

# Bertrand Baguette, que estreou na Indy, em Barber, pela equipe Conquest após ser campeão da World Series by Renault em 2009, foi o melhor dentre os candidatos a Rookie of The Year, chegando na 20ª posição.

# Os dez primeiros foram compostos por três britânicos, três pilotos vindos da Oceania, dois brasileiros, um americano e um canadense.

# A próxima etapa da Indy é dia 18 de abril, na tradicional prova de Long Beach, na Califórnia.