Valdeno Brito em Curitiba
Valdeno Brito e o Vectra apelidado (pelo World of Motorsport) de "Penske brasileiro"

Esses dias eu coloquei um post aqui, que falava do feito da Penske em vencer três corridas seguidas em três categorias distintas e com três pilotos diferentes. Depois, no ócio, parei para pensar em qual equipe brasileira poderia ser comparada à de Roger Penske.

Então, hoje à tarde, dia 9, vi a notícia de que Valdeno Brito tinha sido o piloto mais rápido no primeiro treino livre da Stock Car, em Curitiba. O paraibano é um grande piloto. Estreou em 2004 na Stock, quando os pilotos vindos do monoposto europeu descobriram a categoria. E mesmo assim, Valdeno foi o melhor entre os novatos.

O piloto ainda conseguiu alguns feitos notáveis na carreira. Em 2008, venceu a Corrida do Milhão, no Rio de Janeiro, sendo esta a maior premiação que a categoria já distribuiu. Curiosamente, essa foi a primeira conquista do representante da região nordeste na Stock Car. Com a fama, ele foi convidado a disputar algumas provas da Porsche Cup européia, sem muito destaque, mas constantemente rápido.

Só que a comparação com a Penske não é por causa do bom desempenho de Valdeno. Na verdade, é pelo belo esquema de pintura do Vectra da equipe Boettger. Vendo a imagem do carro de Sam Hornish Jr, na Nascar, abaixo, é só coincidência?

Penske de Sam Hornish
Mobil 1, número 77, onde já vimos isso antes?