Jules Bianchi vence o campeonato da F3 Euro de 2009
Jules Bianchi exibe o domínio da ART na F3 Euro Series

Durante 25 anos, o Muro de Berlin dividiu a Alemanha em Ocidental e Oriental. Este país europeu parece estar habituado a viver segmentado. No dia 10 de abril, sábado, duas das principais Fórmula 3 do mundo começam a  temporada 2010: a Fórmula 3 Alemã e a Fórmula 3 Euro Series, que, apesar do nome, corre majoritariamente em solo germânico. Apesar de começarem no mesmo dia e correrem praticamente nas mesmas pistas, a realidade de ambas as categorias é distinta.

O certame europeu inicia a oitava temporada da história com um currículo invejável. Entre os sete campeões anteriores, um foi para a Indy, dois para o DTM e três passaram pela F1, fora Jules Bianchi, que correrá de GP2, mas faz parte do Ferrari Driver Academy. A categoria alemã não emplaca um piloto na principal categoria de monopostos desde Giorgio Pantano, vencedor de 2000. Embora entre 1987 e 1997, apenas os campeões Jorg Muller e Tom Kristensen não subiram à F1.

Enquanto na F3 Euro Series, de 2006 para cá, seis pilotos já alcançaram a F1, o campeonato alemão de 2009 viu apenas dez pilotos conseguirem completar toda a temporada pela equipe que a iniciaram, embora a metade tenha ficado na parte de baixo da tabela principalmente por serem pilotos pagantes de talento duvidoso, mas que mantiveram o assento, por não atravessarem problemas financeiros.

A situação começou a mudar no início de 2010. Das sete temporadas da categoria européia, seis foram vencidas por pilotos da ART Grand Prix. As demais equipes perceberam que ficou muito caro competir para perder e resolveram buscar novos ares em outros campeonatos, como a GP3 e a F3 Italiana. Assim, apenas 13 pilotos foram confirmados para a abertura do sábado. Pouco se comparado aos grid beirando 30 alguns anos atrás.

Laurens Vanthoor foi o campeão da F3 Alemã de 2009
Laurens Vanthoor comemora o título da F3 Alemã de 2009, mas o destino não o afastou da antiga categoria

Enquanto uma perdia equipes, a outra ganhava. No final de 2009, a equipe de Fórmula Renault e Fórmula 3, Motorpark Academy anunciou que também iria disputar o campeonato alemão (eles já competem no europeu), contando com o apoio da Volkswagen. O objetivo da equipe é claro: acabar com o domínio do time Van Amersfoort.

Pilotos e equipes do norte da Europa, viram na nova rivalidade criada a oportunidade de crescimento ao competir contra estes dois grandes times. Estão inscritos pilotos treze nacionalidade diferentes, incluindo o brasileiro Pipo Derani, além de três campeões de categorias locais em 2009: o israelense Alon Day, o sueco Felix Rosenqvist e o alemão Daniel Abt.

Curiosamente, apenas dois campeões estarão no grid da F3 Euro Series: o português Antonio Felix da Costa, que compete pela própria Motorpark Academy e o belga Laurens Vanthoor, atual campeão da F3 Alemã.

Aqui você pode ver os pilotos confirmados para o campeonato europeu, assim como a agenda. E aqui o mesmo valendo para o alemão.

É possível arriscar e dizer qual das categorias se dará melhor no final do ano? Melhor dizendo, pode dizer que haverá um vencedor?