Jean-Eric Vergne nos treinos coletivos
Jean-Eric Vergne é o homem a ser batido na F3 Inglesa

A Fórmula 3 Inglesa começa este final de semana em Oulton Park, noroeste da Inglaterra. O tradicional campeonato perdeu força nos últimos anos devido ao crescimento da Fórmula 3 Euro Series, mas, em 2010, a categoria britânica resgatou o prestígio de outrora graças à decadência do caro certame europeu e de mudanças pontuais nas regras.

A principal alteração foi o aumento de corridas em cada round. Eram duas, agora são três. Isto significa que os pilotos disputarão 30 provas para definir o campeão. De um lado, são mais chances de disparar na tabela, enquanto do outro quer dizer que os erros podem custar ainda mais pontos que antes.

As corridas durarão 30, 20 e 40 minutos respectivamente, sendo que não há treinos classificatórios para a prova curta que será definida pelo grid invertido da primeira disputa. Em Oulton, também não terá treinos livres. Os pilotos vão cair direto nas qualificações, daí a importância da pré-temporada, que o World of Motorsport cobriu. E você pode conferir como foi, clicando aqui.

É impossível falar de F3 Inglesa sem começar pela Carlin. É a equipe dominante. Conquistou o campeonato nas últimas duas temporadas – com Jaime Alguersuari e Daniel Ricciardo – e chega para a temporada 2010 com tudo o que deu certo antes. A parceria com a Red Bull continua, sendo Jean-Eric Vergne o escolhido. O francês já é apontado como favorito devido ao bom desempenho nos testes coletivos.

James Calado em Snetterton
James Calado, que corre com o apoio da Racing Steps Foundation, é um dos favoritos

Novamente um piloto apoiado pela Racing Steps Foundation fará parte da Carlin. É James Calado, que foi vice-campeão da Fórmula Renault UK em 2009. Além deles, a equipe contará com outros quatro pilotos: Adriano Buzaid, que veio da T-Sport e foi sexto no último ano; o malaio Jazeman Jaafar, nono na F-BMW européia; Rupert Svendsen-Cook, sexto no mesmo campeoanto e o brasiliense Lucas Foresti, que começou o ano com a Hitech e trocou de equipe aos 45’ do segundo tempo.

Quando se fala no favorito, logo vem a pergunta: quem pode parar a Carlin? De acordo com a pré-temporada, o adversário é o Oli Webb, da Fortec. O britânico de 19 anos foi terceiro colocado na Fórmula Renault UK e, apesar de novato, chegou a ser o mais rápido em alguns testes. Os companheiros não tiveram o mesmo desempenho. Daniel McKenzie andou na metade de trás do pelotão enquanto Max Snegirev mal treinou. Ambos vieram da National Class.

Outra equipe que se candidatou ao título é a Double R, de Kimi Raikkonen e Steven Robertson. Eles mantiveram o colombiano Carlos Huertas e o japonês Daisuke Nakajima para a atual temporada. A aposta deu certo. Nos testes, ambos estiveram entre os mais rápidos. Para reforçar o plantel, assinaram com o brasileiro Felipe Nasr, atual campeão da Fórmula BMW européia.

Foto da equipe Double R
A Double R corre por fora na temporada 2010, com Carlos Huertas, Felipe Nasr e Daisuke Nakajima

A Hitech resolveu apostar em novos pilotos para 2010. William Buller, 11º na Fórmula BMW e Gabriel Dias, da National Class, foram os escolhidos. Ao lado de Lucas Foresti, que desistiu no último momento. A mudança foi providencial, já que o desempenho de ambos os envolvidos melhorou após a troca. Esta equipe ainda contará com o brasileiro Pietro Fantin, recém saído do kart, em algumas provas.

Outra novidade é a re-estreia da equipe Manor, que correrá em conjunto com a CF Racing. Os pilotos são o veterano Hywel Lloyd e o indonésio Ryo Haryanto, que estreia após conquistar a F-BMW asiática e também disputará a GP3.

A temporada 2010 marca o retorno do sobrenome Brundle à F3 Inglesa. Será com Alex, filho do ex-piloto de F1, que correrá pela equipe T-Sport ao lado de Menasheh Idafar e James Cole, os dois únicos inscritos na National Class. Os últimos dois inscritos são Jay Bridger, na Litespeed, e o chinês Adderly Fong, na novata Sino-Vision.

É difícil negar que Jean-Eric Vergne seja o favorito. Mas pesa contra o francês o fato de dividir as atenções com a temporada da World Series by Renault. De qualquer forma, os principais adversários estão na própria equipe: Adriano Buzaid e James Calado. Oli Webb é o desafiante enquanto a Double R corre por fora, mas não está tão atrás.

Entre os brasileiros, Adriano Buzaid é o favorito, mas podemos esperar uma boa temporada de Felipe Nasr. É importante para o novato se adaptar rapidamente à categoria para que os líderes não se distanciem. Gabriel Dias tem condições de fazer uma boa temporada, assim como Lucas Foresti, mas este pode pensar em um planejamento mais a longo prazo.

Aqui você pode conferir a agenda da F3 Inglesa, lembrando que o World of Motorsport vai acompanhar a temporada.