Darrel Wallace Jr vence em Greenville e faz história na Nascar
Darrel Wallace Jr se tornou o primeiro piloto negro a vencer na Nascar East, em dia histórico para o programa Driver 4 Diversity

Na noite deste sábado, dia 27, aconteceram as aberturadas das temporadas da Nascar K&N Pro Series East e West. A categoria da Costa Leste, cujo preview você pode ler aqui, correu em Greenville Pickens Speedway e o vencedor foi Darrel Wallace Jr. Já o campeonato do Oeste, competiu em All American Speedway, na California. O primeiro colocado foi Paulie Harraka.

Há uma característica em comum entre ambos os vencedores: eles fazem parte do programa Driver 4 Diversity da Nascar, em que jovens de minorias ganham uma bolsa para alavancar a carreira. Até hoje, apenas Harraka já tinha conquistado uma vitória nessas categorias. Nunca houve um vencedor na East, tampouco um combinado de vitórias no mesmo final de semana.

O programa existe desde 2004, mas neste ano ganhou o impulso e a consolidação que faltava. Isso porque dois experientes dirigentes da Nascar resolveram fundar uma equipe para conter os 11 bolsistas. Eram Max Siegel, que trabalhou na Dale Earnhardt Inc desde a fundação incluindo a experiência de revelar pilotos na East Series, e Andy Santerree, megacampeão desta mesma categoria.

Ryan Gifford (5º), Mackena Bell (20ª) e Sergio Pena (DNF após um acidente) são os demais integrantes do D4D que estiveram na pista neste final de semana. Os três competem na East Series, assim como Darrel Wallace Jr.

Apenas para constar, Ryan Truex, favorito, terminou na 15ª posição após liderar o maior número de voltas. O atual campeão colidiu com Wallace faltando 13 voltas e depois foi envolvido em um Big One ao lado de outros favoritos.