Justin Marks venceu a prova da ARCA em Palm Beach
Justin Marks venceu a prova da ARCA em Palm Beach realizada embaixo de muita chuva

O novíssimo autódromo de Palm Beach recebeu a primeira grande categoria neste sábado, dia 27. A ARCA realizou a segunda etapa do campeonato nesta pista, que almeja receber no futuro Indy, GrandAM e ALMS. A prova entrou para a história, pois foi a primeira vez, em 59 anos de ARCA ,que uma corrida foi feita embaixo de chuva.

Logo no sábado, veio uma agradável surpresa: Casey Roderick, de apenas 17 e que fazia apenas a segunda prova da carreira, conquistou a pole. O jovem piloto correu em uma parceria entre Bill Elliott, antigo campeão da Nascar e mentor, e a Phoenix Racing, que também compete na Nascar.

O alerta para a chuva veio no domingo. A organização da prova se adiantou e garantiu haver corrida independente das condições climáticas. Vale lembrar que em 2008, a Nascar Nationwide Series competiu em Montreal, no Circuit Gilles Villeneuve, durante um temporal.

O novo Palm Beach International Raceway
Traçado do novo circuiíto de Palm Beach

Casey Roderick largou na pole, mas não conseguiu se manter por muito tempo na liderança. Mikey Kile e Steve Arpin, ambos da Venturini, e Robb Brent, da Allgaier, se alternavam na ponta, sendo que este teve que cumprir uma punição passando pelos boxes. Casey Roderick ainda esboçou uma reação ao liderar a corrida perto da metade da prova, mas acabou abandonando na volta 40, com um problema na transmissão.

Sem os principais adversários, Justin Marks assumiu a liderança e manteve uma distância segura para Robb Brent, cerca de 10 segundos. A chuva apertou quando faltavam apenas 5 voltas e a direção da prova resolveu encerrar a prova mais cedo. Marks foi declarado o vencedor.

Essa foi a primeira vitória de Marks na categoria, embora ele já tenha competido até na Nascar Nationwide Series. Robb Brent foi o segundo e o local Blake Koch, com o mesmo Toyota #6 de Justin Lofton e Nelsinho Piquet, terminou em terceiro. Justin Marks lidera o campeonato e está trinta pontos a frente de Steve Arpin e Robb Brent. A próxima prova é dia 11 de abril em Salem.