James Calado foi o mais rápido nos treinos em Snetterton
James Calado foi o mais rápido com o belo esquema de pintura da Racing Steps Foundation

Conforme dissemos ontem, os treinos da Fórmula 3 Inglesa começaram nesta quarta-feira em Snetterton. Foi o primeiro teste coletivo da temporada 2010. Dos seis brasileiros que colocamos como prováveis, cinco apareceram: Felipe Nasr, Gabriel Dias, Lucas Foresti, Pietro Fantin e Adriano Buzaid.

Antes dos carros irem à pista, Buzaid surpreendeu a todos ao anunciar que competirá pela tradicional Carlin, atual bicampeã. Apesar do brasileiro já ter dito que estava negociando com esta equipe, acabou sendo considerado descartado, pois os ingleses já tinham apresentado outros quatro pilotos. Entretanto em 2010 formarão o inédito time de cinco carros. Os outros quatro escolhidos foram James Calado, Jean-Eric Vergne, Rupert Svendsen-Cook e Jazeman Jaafar.

E foi justamente Calado o mais rápido de hoje. O piloto vindo da Fórmula Renault inglesa é apoiado pela Racing Steps Foundation, que foi criada para proporcionar aos pilotos britânicos chances no automobilismo. Antes de James Calado, Oliver Turvey competiu com um carro da Racing Steps em conjunto com a Carlin.

Jean-Eric Vergne foi o segundo. Apenas os dois andaram abaixo de 1’11”. Vergne é o quarto piloto Red Bull a competir na Fórmula 3 Inglesa pela Carlin. Antes dele tivemos Brandon Hartley, Jaime Alguersuari e Daniel Ricciardo, sendo que os dois últimos foram campeões.

Alex Brundle fez o terceiro tempo do dia. Mas o filho do ex-piloto de Fórmula 1 e comentarista da BBC, Martin Brundle, não conseguiu melhorar o tempo à tarde e virou quase um segundo e meio mais lento. O jovem piloto, “rebaixado” da Fórmula 2, foi a surpresa do dia, já que não era esperado um desempenho tão forte da T-Sport.

Entre os brasileiros, Buzaid foi o quarto, graças ao tempo conquistado durante a tarde; Felipe Nasr, o 11º;  Pietro Fantin, o 16º; Lucas Foresti em 17º e Gabriel Dias foi último dos 22 carros, mas deve ter enfrentado problemas.

Destaque para o britânico-bahrenita Menasheh Idafar, que foi o mais rápido da National Class e conquistou o sétimo melhor tempo. Assim como o comapanheiro Brundle, Idafar também andou melhor pela manhã e perdeu rendimento à tarde.

Aqui você pode conferir os resultados completos. Os treinos continuam até o final da semana.