Carro de Paul Menard na Nationwide Series
Para participar da prova da Nationwide Series, Paul menard teve que convencer outros pilotos a desistir

Na tarde deste sábado, dia 13, tivemos a abertura da temporada 2010 da Nascar Nationwide Series. Tony Stewart fez valer a experiência e conquistou a vitória pela quinta vez nas últimas seis provas na Flórida.

Quem também correu foi Paul Menard, que largou em último e chegou em sexto. Tirando alguns toques durante a prova, qual seria a importância de Menard para esse final de semana?

Como dissemos ontem, choveu muito na sexta-feira e o treino classificatório da Nationwide teve que ser cancelado, assim o grid de largada foi formado pelas regras. Paul Menard, via sorteio, foi apenas o 49º. Isto é, ele não estava desclassificado.

Jack Roush
Jack Roush precisou desembolsar cerca de 300 mil dólares, além de oferecer suporte técnico para as equipes menores

Aí que entra a figura do dono da equipe, Jack Roush. Ele negociou com seis pilotos para que desistissem de participar da corrida de Daytona, dessa maneira fazendo Paul Menard participar. Chrissy Wallace foi a última colocada de hoje e recebeu $45.585 dólares. Então para que seis pilotos desistissem, estimasse que Roush tenha pagado, no mínimo 300 mil dólares. Paul Menard, como dissemos, foi o sexto colocado e recebeu $57,185 dólares, menos de 20% do que Roush desembolsara.

Parker Kligerman, um dos pilotos que desistiu de participar, disse que Jack Roush também ofereceu suporte técnico e engenheiros especializados para as equipes menores. Vale lembrar que Kligerman compete pelo Team 42 (de Evander Hollyfield) com apoio da Penske e não tem patrocínio garantido para toda temporada, assim a ajuda de Roush foi muito bem vinda.

Não é anormal um piloto desistir de participar para que outro entre na corrida. Paul Menard é um dos pilotos que pretendem brigar pelo título, assim, em uma espécie de acordo de cavalheiros movido a muito dinheiro, foi auxiliado pelos companheiros de profissão. De qualquer forma, é a primeira vez que acontece na Nationwide envolvendo tantos pilotos.

Além de Parker Kligerman, os pilotos que desistiram foram Donnie Neuenberger, Mark Green, Dennis Setzer e Jeff Fuller. Sendo que apenas Fuller estava classificado para participar da prova. Os outros tinham prioridade em relação a Menard.