Earl Bamber no pódio da GP2 Asia em 2008
Criticado, Earl Bamber deu a volta por cima vencendo duas provas no final de semana - Arquivo

Lembram-se da Toyota Racing Series? É aquela categoria, lá da Nova Zelândia, onde o brasileiro Lucas Foresti ganhou uma prova na semana passada. Pois bem, tivemos o segundo round em Timaru.

Em momento algum, Lucas Foresti conseguiu se adaptar ao circuito, largando sempre nas posições intermediárias. Na prova do sábado, nenhuma grande emoção. Mitch Evans segurou Sten Pentus e venceu sem problemas. Foresti foi o quarto.

O domingo amanheceu chuvoso. Sten Pentus era o pole enquanto Mitch Evans largaria somente na quinta colocação. Logo na terceira volta, Evans errou e caiu para sétimo. A disputa ficou entre Sten Pentus e a jovem estrela Earl Bamber, que não tinha ido bem no primeiro round em Teretonga. Bamber foi pra grama, voltou, tentou passar Pentus, não conseguiu, esperou safety car sair e, finalmente na volta 12, conseguiu a liderança.  Sten Pentus terminou em segundo e Evans terminou em sexto, ganhando a posição de Lucas Foresti, que teve o bico do carro quebrado.

A pista secou para a segunda prova. Por conta disso, muitas mudanças de posição nas primeiras voltas. Jilesen, que largara em quinto, aparecia em segundo. Wootten era o sexto, após largar em segundo. Aos poucos Mitch Evans e Sten Pentus escalavam o pelotão. Na volta 12, Evans alcançou o líder Bamber, mas acabou sofrendo um grave acidente na tentativa de ultrapassagem. A prova foi encerrada em bandeira vermelha e a vitória novamente foi para Bamber, que se tornou o primeiro piloto a vencer duas corridas no mesmo final de semana.

O estado de saúde de Mitch Evans não foi divulgado pela categoria, tampouco o resultado oficial da prova. Atualizo aqui quando as novas informações chegarem.

UPDATE: Novas notícias da Nova Zelândia. Mitch Evans passou por exames e ficou constatado que ele não sofreu nada. A direção da prova decidiu que valeu o resultado da volta anterior ao acidente. Assim Earl Bamber ficou com a vitória e Mitch Evans terminou em segundo. O brasileiro Lucas Foresti foi somente o sétimo colocado. No campeonato: Pentus 379, Evans 374, Bamber 352, Jilesen 333 e Lucas Foresti 310.

O próximo round acontece em Hampton Downs entre os dias 5 e 7 de fevereiro.