globo terrestre
Em algum lugar da Terra, o automobilismo continua

Hoje é segunda-feira, dia de comentar o final de semana e fazer um preview do que vai acontecer nos próximos dias. Entretanto ainda é início do ano e não está acontecendo muita coisa, portanto vou juntar esses dois esboços de futuras seções em um post só.

Primeiramente, peço desculpas ao leitor quando digo que o automobilismo ainda carece de novidades. Enquanto escrevo aqui, lá do outro lado do mundo, as corridas praticamente não pararam. Em países como Nova Zelândia e Bahrein, as temporadas começam no segundo semestre do ano, similar aos campeonatos europeus de futebol, assim a temporada 09/10 continua normalmente.

Seja stock car, Fórmula Ford ou até mesmo a Toyota Racing Series. O automobilismo segue a todo vapor. Falando em Toyota Racing Series, tivemos a primeira vitória de um brasileiro em 2010. Cortesia de Lucas Foresti, que venceu uma das três provas do final de semana. O outro destaque do final de semana foi o estreante Mitch Evans, de 15 anos, que venceu a prova de estreia.

Uma curiosidade a parte, Evans não só disputa a liderança do campeonato, como viu o principal rival no automobilismo neozelandês, Nick Cassidy, também de 15 anos, atravessar um final de semana horrível na Fórmula Ford. Aliás, é desse campeonato que vem o maior vencedor de 2010 até agora, Martin Short, de 18 anos, com seis triunfos. Os campeonatos continuam neste final de semana.

Saindo das pistas da Nova Zelândia, indo para os inóspitos territórios da América do Sul. O Dakar acabou e conhecemos os campeões. Parabéns para Cyril Despres, Marcos Patronelli, Carlos Sainz e Vladmir Chagin! Continuando no offroad, o Intercontinental Rally Challenge (IRC) começa essa semana com a etapa de Monte Carlo. E teremos o brasileiro Daniel Oliveira, que se prepara para disputar as etapas seguintes, no Brasil e na Argentina.

Mirko Hirvonen, atual vice-campeão do WRC estará presente nessa etapa do IRC, assim como Sebastien Oogier, também do WRC, além de Guy Wilkins e do ex-piloto de Fórmula 1, Stephane Sarrazin. Ainda uma última notícia sobre o Dakar. O italiano Luca Manca, que sofreu um grave acidente no sexto estágio, continua internado, mas agora se encontra consciente.

Se o Brasil começa a dar os primeiros passos no automobilismo internacional em 2010, quem abre as portas para a nova temporada é o autódromo de Interlagos. Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, um final de semana com muita velocidade. Além dos 1000 km e dos belíssimos carros clássicos, a Fórmula 3 realiza o novo Fórmula 3 Brazi Open. Entre os pilotos confirmados estão William Buller da versão inglesa e André Negrão, da Fórmula Renault, mas isso é assunto para outro post.