Lucas Foresti na Nova Zelândia
Lucas Foresti conquistou a primeira vitória do Brasil em 2010 (Divulgação)

Esse final de semana marcou o início dos campeonatos estaduais do automobilismo em 2010. Como dissemos aqui, a primeira categoria a ir às pistas é a Toyota Racing Series, lá na Nova Zelândia.

Na primeira rodada tripla, em Teretonga, três pilotos chamaram a atenção. Mitch Evans, Sten Pentus e Lucas Foresti.

Na corrida do sábado, Evans, de 15 anos, largou na ponta, brigou com Sten Pentus até a terceira volta e seguiu para a vitória. Desde Brendon Hartley, um piloto não vencia em sua estreia. Mas quem roubou a cena foi Lucas Foresti. O piloto do DF largou em sexto, ultrapassou a estrela Earl Bamber e pressionou Andrew Waite até o final. Não deu, mas valeu os elogios pelo duelo contra Bamber.

A prova do domingo era um título a parte, conhecido como Spirit of Nation Cup. Evans saiu na frente, Sten Pentus largou em segundo após ficar apenas quatro milésimos atrás, na classificação. Evans dominou a prova, mas errou na última volta permitindo a ultrapassagem de Pentus. Mitch Evans disse que foi um problema de motor, que perdeu potência. Lucas Foresti que largara em sexto, novamente foi destaque e terminou em quarto.

Na última prova, os seis primeiros formaram o grid de largada invertido. Bamber era o pole, seguido de Waite e Lucas Foresti. Waite e Lucas passaram Bamber na confusão da primeira curva e a corrida permaneceu assim até o final, entretanto Waite foi punido por queimar a largada, assim o Brasil conquistou sua primeira vitória em 2010, com Lucas Foresti.

No campeonato, Sten Pentus lidera com 196 pontos, Mitch Evans tem 187, depois Daniel Jilesen com 180 e Lucas Foresti com 178. A próxima rodada é no próximo final de semana em Timaru (onde?).