Se Marc Márquez decidir se arriscar nas quatro rodas, ele tem 5 boas opções dentro da própria Motovelocidade
Se Marc Márquez decidir se arriscar nas quatro rodas, ele tem 5 boas opções dentro da própria Motovelocidade

Com as principais categorias do automobilismo mundial de folga, quem aproveitou o último fim de semana para emplacar foi a MotoGP. Correndo no tradicional circuito de Indianápolis, a categoria viu uma boa batalha entre Valentino Rossi e Marc Márquez, com o espanhol levando a melhor e conquistando a décima vitória em dez provas em 2014.

Sempre que vejo Márquez invicto, fico pensando o que ele pode fazer da carreira. Quer dizer, que tipo de motivação um garoto de 21 anos poderá ter caso conquiste o bicampeonato tendo vencido todas as provas? Não faço a menor ideia. Se fosse comigo, deixaria a modalidade com a sensação de ‘zerei o jogo’ e ia fazer outra coisa da vida.

O bom é que, se Márquez seguir minha ideia, ele nem vai precisar deixar o círculo da MotoGP. Listo aqui no World of Motorsport cinco equipes que participam do Mundial de Motovelocidade, mas também se aventuram no mundo das quatro rodas. Aí é só o espanhol escolher uma delas e mudar de modalidade.

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5) Mahindra

Os indianos estrearam na Motovelocidade ainda em 2011, na extinta divisão 125cc. Apesar disso, o equipamento não era lá muita coisa e não permitia que os pilotos brigassem por top-10. Na verdade, a situação do time só melhorou com a contratação de Miguel Oliveira, dois anos mais tarde. Com o luso em uma das máquinas, a fábrica asiática já garantiu dois pódios e uma pole-position e passou a figurar na parte de cima da tabela.

O desempenho é um pouco melhor no Campeonato Italiano de Velocidade, a outra categoria em que a montadora está presente. Contando com os jovens Andrea Locatelli e Michael Rinaldi, o time fez a dobradinha na temporada 2013 na mesma divisão Moto3.

Já nas quatro rodas, a fábrica anunciou no fim do ano passado a participação na temporada inaugural da F-E. Sendo uma das dez equipes selecionadas, a esquadra vai refazer a dupla Bruno Senna e Karun Chandhok e contará com o apoio da Carlin na tentativa de levantar a taça.

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4) Caterham

É verdade que a equipe de Tony Fernandes deixou a F1 no meio da atual temporada, mas isso não quer dizer o fim das atividades no esporte a motor. Neste ano, a escuderia malaia disputa a temporada completa da Moto2 com o americano Josh Herrin e o veterano francês Johann Zarco.

E é justamente o europeu que está levando a melhor até agora. Com direito a um pódio na Catalunha, ele ocupa a décima colocação na tabela, enquanto o companheiro – que já ficou de fora de duas corridas devido a uma lesão – ainda não pontuou.

No automobilismo, a Caterham continua com uma equipe na GP2, além de estar presente em diversas categorias amadoras da Inglaterra. A montadora também patrocinou um carro nas duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, mas isso pode não acontecer em 2015 por causa da saída de Fernandes da F1.

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3) Monlau

Caso Márquez realmente queira fazer a transição para as quatro rodas, ele poderá escolher uma velha conhecida para isso: a escuderia espanhola Monlau Competición. O atual líder da MotoGP se juntou ao time em 2004, quando tinha apenas 11 anos, e seguiu com eles até 2012, quando conquistou o título da Moto2.

Sem Márquez, a equipe de Emilio Alzamora passou a se dedicar novamente apenas à Moto3 e a campeonatos da própria Espanha. Com o patrocínio da cerveja Estrella Galicia 0,0, o time inscreve máquinas para Álex Rins e Álex Marquez – irmão mais novo de Marc – e já conquistou duas vitórias na atual temporada.

Nos carros, a escuderia participa da renovada Seat León Eurocup. A categoria retornou em 2014 após um hiato de quatro anos e estreou um novo bólido feito pela fabricante ibérica. Contando com os espanhóis Fran Rueda – vindo da F4 Francesa –, Jaume Font e Alex Carbonell, o time já conquistou um pódio – graças ao terceiro lugar de Rueda em Nürburgring – e ocupa a oitava colocação na tabela de pontos.

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2) Pons

Conhecida por ter sido a escuderia de Alexandre Barros entre 1999 e 2002, quando o brasileiro estava no auge da carreira, a Pons tem um longo histórico no esporte a motor. Tudo começou em 1992, quando Sito Pons criou um time na então 500cc para Álex Crivillé. Sempre contando com o apoio da Honda, foram 16 vitórias até 2005, quando o dirigente resolveu deixar a categoria após perder o patrocínio da Camel, naquela proibição a marcas de cigarro.

Mas isso não significou que a escuderia fechou as portas. É que desde 2004 ela tinha ampliado para as quatro rodas, disputando a World Series by Renault. E quem diria que logo no ano de estreia ela conseguiria a taça de campeão com Heikki Kovalainen?

Após dois anos longe do motociclismo, a Pons retornou em 2008, mas disputando apenas as 125cc. Agora ela se dedica apenas à Moto2, sendo inclusive a atual campeã da categoria, com Pol Espargaró.

Aliás, vale um detalhe curioso. Quando Espargaró garantiu a taça do ano passado, ele pediu a Sito Pons para testar um dos carros da World Series como prêmio. O dirigente, claro, concordou. Mas o que era para ser uma comemoração acabou doendo no bolso. Isso porque o espanhol bateu o equipamento, destruindo-o por completo.

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1) Marc VDS

Atual líder da Moto2, a escuderia de Marc van der Straten tem uma longa história nas corridas de GT. O time surgiu em campeonatos da própria Bélgica antes de descolar uma parceria com a Ford para participar do FIA GT. Foram cinco vitórias no certame antes de passar a correr no Blancpain Endurance Series, já com o apoio da BMW, contabilizando outros cinco triunfos e se consolidando em uma das principais forças da modalidade.

Em 2014, porém, os planos mudaram. A Marc VDS participa apenas do campeonato alemão de endurance – o VLN – e dá apoio a uma das equipes da Nascar Europeia.

Nas motos, a situação é melhor. Com Tito Rabat e Mika Kallio, os belgas são o time a ser batido na Moto2, tendo conquistado sete vitórias em dez provas em 2014 e ocupando os dois primeiros lugares na tabela de pontos. Agora só resta saber se Van der Straten está disposto a seguir Sito Pons e deixar um eventual campeão nas duas rodas testar uma das BMW…